sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Apesar de o graffiti e a street art serem conceitos cada vez mais populares, ainda é comum os artistas de rua terem de se preocupar com policiais e uma série de proibições e preconceitos contra sua arte. O que acontece em Austin, Texas, nos EUA, é um ótimo exemplo de como usar a arte urbana a favor da cidade, dos artistas e das pessoas.
É por lá que foi criada a HOPE Outdoor Gallery, um espaço de 1,25 hectares num bairro histórico no centro de Austin que virou a “Meca” de artistas de todo mundo. Lá, desde iniciantes a profissionais, todos podem levar seus sprays e mostrar seus talentos sem se preocupar com as consequências. Aquilo que era um espaço abandonado, ainda que num lugar nobre e caro, acaba virando ponto de expressão artística, em uma lição que muitas cidades poderiam aprender.
O Hope foi aberto em 2011 e assim ficará, pelo menos, até 2015, altura em que os proprietários, Scull Cheatham e Ayad, decidirão se o mantêm ou se o mudam de lugar, já que a galeria a céu aberto se encontra em um ponto privilegiado e a vista sobre a cidade poderia significar um lucro muito grande, caso os donos decidissem apostar na construção de casas.
Por enquanto, esse labirinto grafites e murais trabalhados vai continuar recebendo artistas de todo mundo (uma média de 50 por dia), além de muitos curiosos e apaixonados pela arte de rua.

Para conhecer mais essa iniciativa, acesse:

https://www.facebook.com/HOPEOutdoorGallery

Fonte: Hypeness


Nenhum comentário:

Postar um comentário